INES - National Institute of Science and Technology for Software Engineering

RSS feed


Calendar

November 2017
M T W T F S S
« Nov    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

 
  • Desenvolvimento dirigido por modelos e ontologias na construção de aplicações educacionais

    (0)
    Publicado em May 14th, 2009Uncategorized

    O projeto tem os seus objetivos centrados na integração de novos elementos tecnológicos com ênfase (i) na aplicação de materiais de aprendizagem de forma padronizada, com o suporte de especificações padrão de metadados educacionais, e (ii) ênfase na representação do conhecimento pedagógico aplicável a diversas situações de ensino/aprendizagem com o suporte da engenharia de software e engenharia ontológica. O uso estas especificações permitiria a descrição do processo educacional na forma de unidades ou blocos contendo uma descrição do processo e os conteúdos de aprendizagem com a finalidade de tratar questões de interoperabilidade e reutilização. A integração destas tecnologias traria como principais vantagens:

    • Permitir a manipulação de objetos e unidades de aprendizagem (U.A.) de forma bastante flexível com a possibilidade de definição/(re)utilização de unidades de aprendizagem interoperáveis a partir de um repositório de conteúdos  educacionais facilitando o suporte ao trabalho do professor;
    • Facilitar o desenvolvimento de atividades com base na personalização a partir de unidades de aprendizagem individualizadas;
    • Facilitar a avaliação diagnóstica e continuada a partir do registro de execução (log) de unidades de aprendizagem.

    A fim de facilitar as tarefas relativas ao processo de Engenharia de Software e torná-las mais consistentes, este trabalho propõe o uso de uma metodologia de desenvolvimento de software baseada em ontologias, com foco na utilização deste conhecimento sistematizado desde a elicitação de requisitos até as fases de projeto e implementação. Pretende-se a adaptação desta metodologia numa abordagem de desenvolvimento dirigido por modelo, mais especificamente MDA (Model Driven Architecture).

    O projeto será desenvolvido pela FACAPE, UFBA, UNIVASF e UNEB. Interessados podem obter mais informações pelo endereço ines@facape.br.

    , , ,

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.